Linha de exus e pombagiras

Guardiões do Caminho

Linha de exus e pombagiras

Mantra de Chamada do Sagrado

Satyât Nâsti Paro Dharmah! Casa Espírita SELUZ de Umbanda (Seareiros da Luz e da Lei Divina) Não há religião mais elevada que a Verdade! Saravá a todos os Orixás da Umbanda! Saravá a Luz e Lei Divina! Saravá Aumpram, Aumbandhan! Saravá Umbanda! Honremos a Verdade; honremos a humildade! Honremos a Fé, o Amor e a Caridade! Honremos a Umbanda como Luz e Lei Divina!

Quem são Exus e Pombagiras?

Os Exus e Pombagiras de lei têm entendimento das leis divinas e de tudo o que rege a materialidade, dependendo do seu grau evolutivo. Mas são, sempre, Espíritos de Luz com grandes conhecimentos magísticos e capacidade de se disfarçar e até ocultar, quando necessário, para a realização de seus trabalhos em regiões do astral inferior onde sua Luz não deve ser notada.

Apesar de serem espíritos de grande evolução, são erroneamente confundidos com espíritos ignorantes e atrasados devido à má atuação de médiuns despreparados que trabalham com eguns atrasados ou quiumbas achando que estão incorporados com exus ou pombagiras de lei. Há também as manobras propositadamente enganosas feitas por outras religiões que por ignorância e preconceito inventam conceitos injustos e descabidos, produzindo confusão e semeando discórdia e discriminações com suas mentiras artificiosas em torno dessas entidades de nossa Umbanda de Luz e Lei Divina.

Venha conhecer o SELUZ

Guardiões do Caminho

Como eles trabalham?

Podem ser exímios magos da Luz e a leva a todos os lugares. Mas conhecem profundamente todos os mistérios das trevas e sabem lidar muito bem com essas energias mais densas. Levam Luz principalmente às nossas “trevas interiores”! Tanto fazem a proteção como curam, dão conselhos, orientam e auxiliam em qualquer questão da vida material, o que vai depender da falange a que pertencem ou do grau evolutivo que possuem dentro da Linha de atuação. Como qualquer falangeiro, podem manifestar as irradiações de um ou de todos os Orixás, ainda que sejam sempre regidos primordialmente pelo Orixá Exu. Quando dizemos que os exus e pombagiras atuam à Esquerda dos Orixás isso significa que, a despeito de seus diferentes graus de evolução na Luz eles são, por excelência, os “mensageiros divinos” que atuam na polaridade “negativa” das energias existentes na Criação.

São eles os Trabalhadores da Seara Crística e das Linhas dos Orixás que alcançam densas regiões abismais, charcos pantanosos das trevas, umbrais ou vales de sofrimento e depuração onde os seres mais perversos habitam e jazem até que se coloquem em condição de receber auxílio e amparo, no Astral Inferior. Este é um dos pontos centrais do louvável trabalho que os falangeiros do Orixá Exu se encarregam de fazer. Possuem evolução, conhecimento e poder suficiente para trabalhar em meio às energias mais densas planetárias e se manterem “limpos”, o que outros falangeiros não poderiam fazer sob as mesmas circunstâncias.